Encontrando Deus em I Samuel 3


Em uma publicação anterior, observei que, nos primeiros capítulos de 1 Samuel, o autor intencionalmente contrasta as famílias de Eli e Ana, em particular os filhos de Eli e o filho de Ana, Samuel. Como eu estava estudando 1 Samuel 3 recentemente, encontrei outra evidência que ainda apoia isso.

Voltemos para 1 Sam 2 primeiro. Uma das coisas que o autor nos conta sobre os filhos de Eli é que “eles se deitaram com as mulheres que serviram na entrada da tenda da congregação” (2:22). Isso apresenta um contraste interessante com o versículo anterior (2:21), onde o Senhor visita Ana, que engravida e tem três filhos e duas filhas. Enquanto o encontro de Ana com Deus é o resultado de sua fé e a benção sacerdotal em 2:20, o encontro dos filhos de Eli com as mulheres no santuário é vergonhoso e mostra seu desrespeito às instruções de Deus em relação aos sacerdotes, que não deveriam se contaminar (veja, por exemplo, Lev 21). Observe também que, enquanto o encontro de Ana produz descendência, o encontro dos filhos de Eli não. Isso se encaixa com os destinos contrastantes das duas famílias: enquanto a linha de Ana continuará e terá vida, a linha de Eli e seus filhos não continuará, mas será eliminada.

Observe também a redação de 2:22. Os filhos de Eli “se deitaram” com as mulheres que serviram na “porta” da “tenda da congregação”. Ao usar o termo “tenda da congregação”, o autor nos lembra que o tabernáculo era, de fato, um lugar de encontro, ou seja, entre Deus e seu povo. O Pentateuco também mostra que os sacerdotes desempenharam um papel crucial no encontro entre Deus e seu povo, pois eles eram os mediadores que deveriam fazer expiação pelos pecados das pessoas para que Deus pudesse continuar a viver entre elas. Significativamente, essa expiação deveria ocorrer na entrada da tenda da congregação (veja, por exemplo, Lev 1: 3, 5, 3: 2, 4: 4, 7, 18, etc.) Como 1 Samuel 2 deixa claro, no entanto, os filhos de Eli não levaram a sério seu papel de mediador, mas na verdade impediram que a expiação ocorresse através de suas ações (ver 1 Sam 2: 12-17). Em vez de fazer um encontro entre Deus e seu povo, eles estavam encontrando as mulheres que serviram no santuário. Como Leithart observa, “essa fornicação também teve significado simbólico. No Levítico 18, os pecados sexuais são descritos como uma “nudez descoberta” ilícita, e a linguagem é paralela a linguagem usada nas abordagens do santuário. Existe, portanto, um paralelo conceitual entre a inviolabilidade do tabernáculo e a inviolabilidade de uma mulher, e a inviolabilidade do tabernáculo é simbolizada pelas mulheres virgens que serviram lá. Ofini e Finéias, no entanto, violaram essas mulheres, um sinal de que o próprio tabernáculo estava sendo violado. “(Um Filho para Mim, 50). No entanto, esta violação não ficaria impune. A própria menção da porta do tabernáculo já soa uma nota ameaçadora, já que é precisamente neste local que o Senhor apareceu em Números 16:19 para anunciar o julgamento sobre Coré e seus seguidores que também foram desobedientes aos regulamentos divinos relativos ao santuário (Num 16:19).

À luz de tudo isso, não é surpreendente que 1 Sam 3 comece com a observação de que “a palavra do Senhor era rara naqueles dias; as visões não eram generalizadas. “Por causa da perversidade dos mediadores designados, Deus não conseguiu encontrar seu povo. No entanto, 1 Sam 3:1 também dá esperança porque menciona que Samuel serviu o Senhor antes de Eli. Deus não queria que as coisas permanecessem como eram. Ele queria que o santuário fosse um lugar de encontro entre ele e o povo, e assim ele levantou um sacerdote fiel para tomar o lugar dos sacerdotes perversos. Este sacerdote não se encontraria com as mulheres no santuário, mas teria um encontro com Deus e, assim, mostra como tal encontro poderia acontecer. Este encontro é encontrado em 1 Sam 3 e é intencionalmente contrastado com o encontro dos filhos de Eli em 2:22. Note, antes de mais, que a palavra-chave “mentir” aparece em ambos os encontros. Enquanto os filhos de Eli se deitavam com as mulheres no tabernáculo e Eli deitou-se em algum lugar não especificado (Samuel 3:2), Samuel estava “no templo do Senhor, onde a arca de Deus estava” (3:3). Também é significativo que 3:7 afirma que “Samuel ainda não conheceu o Senhor, nem a Palavra do SENHOR ainda foi revelada a ele”, uma vez que ambos os termos “conhecer” e “revelar / revelar” são associados a encontros sexuais. Assim, o autor parece sugerir que, enquanto os filhos de Eli tiveram encontros ilegítimos com as mulheres no santuário que envolveu colocar, conhecer e descobrir, Samuel teve um encontro legítimo com Deus no santuário que envolvia a colocação, o conhecimento e a revelação / revelação. Este era o verdadeiro tipo de encontro que Deus queria ter em seu santuário, não um encontro sexual para a gratificação pessoal, mas um encontro de conhecer-se de um modo muito profundo (o que é um encontro sexual humano, como Deus pretendia originalmente é tudo sobre).

O Antigo Testamento enfatiza uma e outra vez que este é o grande anseio de Deus – ser conhecido! Mas como 1 Sam 3 mostra que esse conhecimento só é possível através de ouvir / obedecer (em hebraico, a palavra “ouvir” também significa “obedecer) a Palavra do Senhor”. Este era exatamente o problema dos filhos de Eli – eles não ouviam (2:25). Samuel, por outro lado, estava disposto a ouvir e, assim, encontrou Deus na tenda da congregação.

Dever de casa

Pense mais sobre o fato de que a expiação deve ser feita na entrada do santuário. Qual é o significado desse local em particular? Tenham também em consideração que há paralelos significativos entre a construção do santuário e a criação do mundo. Onde o homem vivia originalmente, o que aconteceu como resultado do pecado e qual o objetivo de Deus para a humanidade pecadora? Qual o papel que a expiação desempenha nisso? Como isso se conecta à ideia de conhecer Deus? Qual o papel que a árvore do conhecimento do bem e do mal desempenha em tudo isso?

Traduzido de: https://fascinatedbytheword.wordpress.com/2014/03/31/encountering-god-in-1-samuel-3/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s